• nscarmo@diocesetoledo.org | (44) 3528-4526

Plano Paroquial 2017 a 2020 Nossa Senhora Aparecida

Tema: Igreja e Missão: Animados pela Palavra, enviados para anunciar o amor e a misericórdia!

Lema: “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos!” 1Jo 1,3

Primeira Urgência: Igreja em estado permanente de missão

 

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!

Quem crer e for batizado será salvo!”

(Mc 16,15)

 

“A Igreja é missionária por natureza. Existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo” (DGAE, 35). Toda obra eclesial está fundamentada em sua consciência missionária e todos devem assumir tal consciência, sendo uma Igreja em saída, que vai ao encontro de todos, sobretudo os que estão nas periferias existenciais. À mudança de consciência deve seguir-se uma mudança de estruturas pastorais, para a real superação de uma pastoral de mera conservação.

 

Prioridades diocesana

Prioridades Paroquial

 

 Segunda Urgência: Igreja – casa de iniciação à vida Cristã

 

“Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa.

E, imediatamente, foi batizado, junto comtodos os seus familiares”

(At 16,32s)

 

“O estado permanente de missão implica uma efetiva iniciação à vida cristã” (DGAE, 41). Este processo de iniciação visa o conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, para ser acreditado e seguido. De modo especial, este caminho de iniciação é a preparação para os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Entretanto, a iniciação à vida cristã não se resume à preparação para recepção destes sacramentos, mas neles, prepara a pessoa para uma adesão concreta e contínua de Jesus Cristo. Portanto, o caminho de iniciação, sendo mais percurso do que um curso tem a centralidade no querigma (primeiro e principal anúncio) e se estrutura com um estilo catecumenal, apresentando Jesus Cristo e fornecendo as causas de nossa esperança. Neste processo também se destaca o papel fundamental da liturgia na missão evangelizadora.

 

Prioridades diocesana

Prioridades Paroquial

 

 Terceira Urgência: Igreja – lugar de animação bíblica

da vida e da pastoral

 

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar,

para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça”

(2Tm 3,16)

 

“O discípulo missionário é convidado a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo” (DGAE, 49). O encontro com a Palavra de Deus é de grande valia num mundo com um excesso de informações, mas com poucos referenciais. Tal contato favorece um processo de adequada formação, capaz de fornecer sínteses que auxiliem no discernimento e nas escolhas. Esta acolhida da Palavra de Deus é sempre vivida em comunhão com a Igreja, para que se evitem os riscos de má interpretação e instrumentalização. Enfim, este caminho de animação bíblica é pastoral: que forma os cristãos para os desafios da vida.

 

Prioridades diocesana

Prioridades Paroquial

 

 Quarta Urgência: Igreja: comunidade de comunidades

 

Às Igrejas da Galácia, a vós graça e paz da parte de Deus,

nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”

(Gl 1,2s).

 

“Sem vida de comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã” (DGAE, 55). A fé do discípulo missionário deve ser vivida em comunidade, local onde é vivenciada a experiência de Jesus, em comunhão com os outros discípulos missionários. Grande papel é desempenhado pelas paróquias. Destacam-se os desafios da urbanização e dos ambientes virtuais. Existe também o desafio do diálogo e da educação para se viver a unidade na diversidade.

 

Prioridades diocesana

Prioridades Paroquial

 

QuintaUrgência: Igreja a serviço da vida plena para todos

 

“Eu vim para que todos tenham vida

e a tenham em abundância”

(Jo 10,10)

 

“Avida é dom de Deus. ‘O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus’. É missão dos discípulos o serviço à vida plena” (DGAE, 62). A Igreja é chamada a mergulhar nas profundezas da existência humana e se angustia diante de todas as situações em que a vida é ameaçada. Em virtude disso, a Igreja apoia e articula as iniciativas de defesa da vida e da superação da miséria e da exclusão. Os cristãos leigos são particularmente motivados a colaborarem na missão política, embasados pela Doutrina Social da Igreja, buscando o bem comum, prestando um verdadeiro serviço testemunhal à vida.

 

Prioridades diocesana

Prioridades Paroquial

 

 

Deixe seu comentário!